Confira o top 10 de dentro e fora do Salão de Design de Milão 2019

Confira o top 10 de dentro e fora do Salão de Design de Milão 2019

Olá, pessoal!

Viajar para Milão rendeu muito conhecimento, diversão e motivação. Gratidão define em cada detalhe vivido por lá. Para trazer as novidades eu tive uma conversa com as gêmeas da arquitetura @mattosarquitetura. Elas apresentaram tudo o que viram de destaque, que vale a pena anotar para conferir ponto a ponto. Qual sua opinião? concordam? conta para gente!

ah elas farão um talk de pós-Milão dia 09/05, em São Paulo. Preparem-se!

Em breve, reportagem com dicas de #turismo de Milão.

 

Vamos voltar pra Milão?

 

Com esta movimentação, foram mais de 300.000 mil profissionais ligados a arquitetura e design, que visitaram o grande evento mundial do design em Milão, o  Salone del Mobile. O Isalone, como é conhecido mundialmente, acontece no pavilhão de exposições RHO, ali estão as grandes marcas de design do mundo, porem não é só na grande feira que encontramos as mais novas tendências do setor sendo apresentadas ao mundo. Durante essa semana, Milão por um todo se transforma na cidade do design, grandes bairros se transformam por inteiro em uma feira aberta que chamamos de Fuorisalone, as lojas e ateliês abrem suas portas para mostras ao público suas inovações, criações e instalações feitas especialmente para esta semana.

Então, vamos ao olhar cuidadoso delas.

Prontos para o top 10?

Confira: “Logicamente não foi fácil, porém adotamos uma linha que para nós foi o que nos tocou esse ano, a experiência de viver os espaços e as novas peças apresentadas, grandes marcas que mostraram preocupação em fazer o visitante sentir com todos os seus sentidos o que estava sendo exposto ali de uma forma a tornar tudo aqui uma experiência a não ser esquecida, afinal somos arquitetas e para nós criar espaços se resume nisso. Criar experiências únicas aos nossos clientes, desde uma praça pública a céu aberto à cozinha da sua casa”, salienta Fernanda E Mariana Mattos.

Dividimos a nossa lista a selecionar os 05 top dentro da feira de mobile e 05 top fora da feira.

ISALONI 2019

  1. EUROLUCE/ INGO MAUER

Ingo Mauer é o designer homenageado do ano na Euroluce Milão 2019 e é um dos principais designers de iluminação do mundo. Designer alemão possui um design autoral arrojado e cria peças inusitadas feitas com matéria-prima pouco usual como papel, chips tecnológicos, sempre com foco na economia de energia e sustentabilidade. O showroom estava todo pintado de verde e repleto de lustres e luminárias que chamavam muito a atenção dos visitantes e para nós a a luminária “La Festa Delle Farfalle” ganhou nossa atenção! Uma luminária com borboletas de papel que parecem estar voando delicadas e as lâmpadas de LED embaixo criam uma luz cenário para elas.

2. EUROLUCE/ PRECIOSA

A marca de iluminação tcheca Preciosa surpreendeu a todos esse ano dentro da Euroluce. Desde 1548 criando cristais e inovando na tecnologia, a marca apresentou como a tecnologia pode caminhar junto com a tradição dos cristais para criar uma atmosfera de emoções e interação com os usuários de seus produtos. O carrossel de luz, como eles assim o chamaram, era uma plataforma rotativa que possuía uma linda escultura feita de bolas de cristais que acendiam e apagavam conforme as pessoas se abraçavam; criando muita interação com o público que os visitavam.

 

3. A LOT OF

A Lot of Brasil é uma indústria brasileira fundada pelo designer Pedro Franco em 2012 e esse ano completa a quinta participação deles no Salão do Móvel de Milão como  a temática “objetos devem ter significado e emocionar”, como o criador da marca explica. Com muita irreverência e espírito brasileiro, o estande apresenta imagens da natureza brasileira e discos que pendem do teto remetem ao pássaro mergulhão, nativo do paraíso pernambucano.

Sua coleção “Fernando de Noronha” apresentada na feira reflete a paixão do designer pelo Brasil e dando uma nova cara ao já consagrado sofá Underconstruction, criado em 2010 com um novo degrade remetendo ao por do sol de Noronha.

Confira o top 10 de dentro e fora do Salão de Design de Milão 2019

 

  1. STUDIO OLIVARI

Desde 1911, Olivari é uma empresa que cria maçanetas na Itália e esse ano na feira do Móvel de Milão apresentou um stande inusitado aonde verdadeiras peças de arte foram feitas através do relevo em quadros coloridos. Obras assinadas pelos maiores designers e arquitetos do mundo, como Zaha Haddid,  Jean Nouvel, etc.

Confira o top 10 de dentro e fora do Salão de Design de Milão 2019

Confira o top 10 de dentro e fora do Salão de Design de Milão 2019

 

  1. SATELITE

Sempre muito importante visitar o salão satélite dentro da feira do Movel de Milão, pois reúne os jovens designers com menos de 35 anos de diversos lugares do mundo e podemos entender como as próximas gerações estão enxergando o futuro do design.

 

Confira o top 10 de dentro e fora do Salão de Design de Milão 2019

Confira o top 10 de dentro e fora do Salão de Design de Milão 2019

E do lado de fora?? FUORISALONE 2019

01- MOOOI – BRERA

Este ano, a Moooi sai do bairro de Tortona e se insere em um do maiores bairros do design, Brera. No nosso olhar, este ano a Moooi apresentou uma exposição relativamente menor do que outros anos, porem entendemos que a proposta foi criar espaços de experiências, aonde cada local que entrava dentro da casa causava um impacto diferente, com cores, texturas,luzes aplicadas de diferentes formas, assim era possível vivenciar cada produto.

A Moooi, sempre conhecida pelos grandes painéis e tapetes de imagens atrás de cada cena montada, neste ano nos surpreendeu mais uma vez. A necessidade de sentir as texturas dos novos papeis de parede, tecidos e luminárias permitiu deixar o visitante mais próximo de seus produtos, deixando para traz aquela grandiosidade que apresentava suas novidades. Dentre os produtos apresentados selecionamos os papeis de parede que são verdadeiros revestimentos, com texturas de veludo e com relevos e desenhos lindos e cores que encantam.

 

Confira o top 10 de dentro e fora do Salão de Design de Milão 2019

Confira o top 10 de dentro e fora do Salão de Design de Milão 2019

 

02. OBJET NOMADES DA LOUIS VITTON  – PALAZZO SERBELLONI

Este ano a instalação criada pela Louis Vitton para apresentar as peças da edição limitadas de objets Nomades criada por grandes designers famosos do mundo, convidou ao visitante a percorrer um caminho de experiências, onde cada passo dado era pensado a criar uma percepção diferente quanto a analise de produtos apresentados.

Primeiro a entrada feita pela área externa aonde estavam expostas maquetes de grandes obras arquitetônicas dentro de uma passarela que te levava ao predito principal. Uma escada redonda com pouca luz em tom azul guiava ate a primeira sala com peças dos irmãos Campana, todas com cores vibrantes, o tom escuro e azulado do ambiente criava uma sensação de descoberta do novo, aonde para canto se descobria uma peça nova com cores fortes e muito orgânicas, para nos foi um verdadeiro safari às peças expostas.

Logo após essa sala, a marca nos convida a entrar em um espaço de uma sala de espelhos de uma prédio clássico, porem uma instalação de luminárias de papel, reproduzindo o  design da luminária Bell de Edward Barber. A sensação nestemomento é de magnitude e admiração, é possível ver claramente o design da luminária, pois esta reproduzida em papel branco, o que nos fez apaixonar ainda mais!! Na sequência entramos em outros ambientes aonde as peças são expostas com mais luminosidade para poder ver os detalhes de cada objeto. A visita foi uma super experiência.

Confira o top 10 de dentro e fora do Salão de Design de Milão 2019

Confira o top 10 de dentro e fora do Salão de Design de Milão 2019

 

03 MISSONI – VIA SOFERINO

Alem da exposição dentro da feira que contou com espaços sensoriais da marca, aplicações de diversas forma do tecido, emluminárias, sofás, divisórias, tapetes, visitamos a instalação na Via Soferino instituída de “home sweet home”. Espaços da nossa “casa” com todos os objetos pessoais que uma casa pode der feitos em tricôs multicoloridos e com as estampas icônicas da marca.

Nos fez sentir uma vontade de voltar a infância, com as cores primarias, o tricos que nos fez lembrar as nossas avós e objetos de artesanato de nossa infância (até a tv em tubo estava la). A vontade era de pular para dentro destes espaços e realmente “viver” ali. Para nos um resultado envolvente, divertido e afetivo.

 

04 – MOORA – SUPERSTUDIO PIU – TORTONA

A instalação estava tímida, porém como colocamos anteriormente, buscamos nesta viagem destacar exposições que nos fizeram sentir experiências novas. Com tecidos coloridos ao piso e muita vegetação nativa brasileira, pudemos ver de perto as criações dos designers, sentar e vivenciar os produtos e mais do que tudo conversar com cada um e entender o processo de criação. Afinal, nos relacionamos com pessoas e não objetos, não? Os objetos devem nos remeter a algo que nos ligamos a ele, seja por memoria, desejo, identidade dentre outros.

Nesta visita sentimos em cada peça o cuidado da criação explicado pelo designer, peças que já tínhamos usado anteriormente e nos agradava pela estética tomou ou outro patamar após vivenciar este espaço com o criador. O designer e empresário da marca Angelo Duvoisin, nos guiou pelo processo de criação e escolha dos produtos para torna-los comercial ao Brasil, sem perder a brasilidade do design, destacando a diversidade de produtos que o Brasil pode oferecer. A leveza da poltrona Barca, desenhada por ele, dispensa grandes explicações, a peça fala por si só.

A percepção é de uma poltrona em que esta apoiada na estrutura leve, com apoios de braços (desenhados a mão pelo designer) que são verdadeiros cascos do barco e com um conforto único.

Confira o top 10 de dentro e fora do Salão de Design de Milão 2019

Confira o top 10 de dentro e fora do Salão de Design de Milão 2019

05. BOFFI – BRERA

A marca estava no isaloni com um estande lindo com uma sala envolta por um espelho d´água, quase que intocável, porem selecionamos a visita a loja em Brera para falar mais dos ambientes. A Boffi sempre aliada as inovações tecnológicas, com portas e bancadas automatizadas, tudo para facilitar o dia a dia do morador, porem com um design único e combinações de cores que são um luxo.

O que nos tocou foram os ambientes montados como uma casa pro inteiro, o piso, os revestimentos, luminárias e mobiliário, todos criando um espaço para ficar na memória. Para selecionar o que nos chamou atenção, além de toda a tecnologia, foram as peças internas de cada armário, com encaixes simples de marcenaria, porem uteis ao dia a dia. Suporte para taças, divisor de talheres e divisórias na bancada da cozinha, tudo pensado em cada detalhe e com um acabamento extremamente fino.

“Este nosso olhar foi selecionado a partir da nossa percepção desta semana de design em Milão, pode ser que não sejam considerados os mais importantes para o setor, mas que para nós foram de uma forma ou outra marcantes”, comenta as gêmeas da arquitetura, Fernanda e Mariana Mattos.

ATENÇÃO: AS FOTOS SÃO DE AUTORIA DAS #GEMEASDAARQUITETURA

Deixe um comentário

Seu e-mail está seguro com a gente.